(*) Aurélio Vidal
Uma lembrança importante na história dos 60 anos do bairro Major Prates, na região sul de Montes Claros, foram os comércios que surgiram na avenida Coração de Jesus (antiga rodagem). Entre eles o pioneiro Zé Cardoso, seguido pelo seu Irmão Seu Láu, Zarur, Seu Lucas, Seu Geraldo e Dona Joaquina, Mazaroppi, Manel de Tereza, Seu Domingos de Hermógenes, Paulinho do Caminhão, Pedro Bananeira, Bilú e o Seu João Alves que tinha uma barraca de tábuas quase próximo de onde viria a ser o Posto Barral. Naquela época, bem no início dos anos de 1960, os botecos daquela região atraíam muita gente para o bairro, naquele tempo ainda conhecido como Três Pilastras. O senhor Sidônio, Zé Maria, Feliciano, Zé Boca Murcha, Seu Cosme também deixaram os nomes cravados na história do Major, como é carinhosamente chamada a região mais promissora de Montes Claros.
Já no final dos anos de 1970, início dos anos de 1980, chegaram por aqui o Domingos da Rua Sete, Honorato, Seu Dú, senhor Catarino Godinho, Carlim do Bar Cruzeiro (hoje Carlim Supermercados), Veridiano e alguns outros, alguns deles consideradas verdadeiras lendas imortatais, importantes figuras históricas do Grande Major.
Para quem ainda não sabe, o bairro Major Prates cresceu e se desenvolveu paralelo ao crescimento e desenvolvimento de Montes Claros, mas sem perder de vista sua história, sua gente e seus pioneiros.
Com uma população de milhares de pessoas, o Grande Major Prates foi o primeiro e atualmente o maior centro comercial independente de Montes Claros. Pode-se dizer que é uma cidade dentro de outra tamanha é a movimentação da sua vida comercial e social.
E é exatamente por ter tido o seu início comercial na avenida Coração de Jesus, que estamos preparando a implantação de um belo e importante memorial em homenagem a esses primeiros comerciantes que fizeram história por aqui.
Alguns meses atrás, eu estive conversando com o vice-prefeito Guilherme Guimarães quando solicitei, e ele prontamente atendeu nosso pedido para que o município revitalize a Praça das Três Pilastras, no bairro Major Prates.
O memorial será estabelecido na rotatória das Três Pilastras e o projeto de revitalização daquele espaço já está sendo elaborado pela Prefeitura de Montes Claros através da Secretaria de Serviços Urbanos, só possível através desse nosso pedido ao vice-prefeito Guilherme Guimarães. A ideia de se criar o memorial é algo que eu já vinha alimentando há quase uma década. Após uma conversa com o vice-prefeito tudo ficou acertado e em fevereiro de 2024, quando será celebrado o aniversário e consequentemente os 60 anos do bairro, a obra será entregue à população dessa importante e promissora região da nossa cidade.
(*) Jornalista