Contexto Minas Logo da marca

ARI MIRANDA, UMA VIDA PÚBLICA

Nascido em 4 de julho de 1932, seu Ari trouxe a Polícia Militar para o município, garantindo mais tranquilidade para toda a população de Indaiabira.
  • Aurleio Vidal
  • Um personagem culto, letrado, amigo dos amigos e homem público por excelência, assim podemos definir Areolando Miranda, mais conhecido como Ari Miranda, cidadão de Indaiabira, também ungido nas urnas com mandato de vereador pelas cidades de Rio Pardo de Minas e Janaúba.

Em visita a sua casa no ano de 2015, logo após uma sessão da Câmara Municipal de Indaiabira, onde era vereador aos 82 anos de idade, que foi possível constatar, assim que entramos na residência, aspectos que fazem desse homem uma pessoa extremamente vigorosa e cheia de esperanças. Brinquedos de criança espalhados pela ampla copa, enquanto do outro lado ficava uma cozinha tipo americana, também ampla, como convém a todas as casas desse sertão norte-mineiro. É nelas que são realizadas as conversas ao pé do ouvido e tomado um café forte e coado na hora.

Convidados a conhecer sua biblioteca, confesso que fui surpreendido com esse personagem tão instigante. De cara constatamos na cabeceira de sua cama dois livros que, segundo ele, são sempre revistos em momentos de relaxamento ou quando circunstâncias políticas o exigem. São a trilogia do premiado jornalista Laurentino Gomes – 1808, 1822 e 1889 -, e “Churchil vai à guerra”, de Brian Lavery.

Em meio a fotografias, começou a narrar fatos de sua vida, os filhos do primeiro casamento e o orgulho que tem do pai ―um empresário de secos e molhados que tinha o segundo grau completo, para uma época em que essa qualificação educacional equivaleria hoje a um doutorado em qualquer área. Por isso mesmo, herdou dele o amor à educação. Não foi à toa que investiu na construção de pontes para facilitar a chegada dos alunos a algumas escolas no município, além de construir a Escola Municipal Antônio Miranda em apenas 90 dias.

Nascido em 4 de julho de 1932, seu Ari trouxe a Polícia Militar para o município, garantindo mais tranquilidade para toda a população. Mas um dos seus maiores sonhos ainda não foi realizado, que é o de mandar instalar na serra que circunda a cidade natal uma estátua de Jesus Cristo, tal qual Getúlio Vargas fez no Rio de Janeiro quando ocupou a presidência da República. Embora católico convicto, não é de frequentar igrejas, mas se considera um homem temente a Deus, e procura seguir, com todo o rigor, os passos de um bom católico.

Nascido em 4 de julho de 1932, seu Ari trouxe a Polícia Militar para o município, garantindo mais tranquilidade para toda a população de Indaiabira.

Torcedor do Atlético Mineiro, 1,73m de altura, magro e sorriso largo, é pai de Drwigth Eisenhaver, Rita de Cássia, Aureolando Miranda Júnior, Antônio Thiago e Eliana Miranda, além dos gêmeos do terceiro casamento, Pietro e Vitória, ambos ainda muito novos.

É isso mesmo! Arizinho, como é tratado na intimidade, voltou a gerar filhos depois dos 70 anos de idade, e mantém com as crianças o mais profundo amor que um pai poderia nutrir. A esposa, tímida, preferiu deixar as luzes para o marido, e, por isso mesmo, ficou meio alheia ao que se passava entre a reportagem e o senhor Ari Miranda.

Seu gênio empresarial ficou marcado quando, aos 22 anos de idade, adquiriu um caminhão e passou a trabalhar. Essa precoce investida no mundo dos negócios garantiu a ele experiência suficiente para que, entre 1997 e 2000, quando prefeito de Indaiabira, cumprisse um mandato dos mais promissores em uma prefeitura de Minas Gerais.

Foi nessa época que construiu a Barragem Riacho da Areia e também ergueu a ponte sobre o rio Pardo, na localidade Fazenda Grande, facilitando o acesso de crianças à escola do lugar. Também contratou um grupo de professores de Montes Claros, entre eles Dona Conceição, proprietária do antigo colégio CB-MOC, de Montes Claros, que ficaram encarregados de implantar em Indaiabira o segundo grau.

Filho do senhor Antônio Miranda e de dona Maria Silva Miranda, seu Ari apresenta um pouco de sua memória convertida em fotografias e honrarias que não poderiam ser entregues a outra pessoa que não fosse dotada de um espírito ilustre e verdadeiramente vocacionada para a vida pública. Estão lá, por isso mesmo, fotos com o ex-governador Francelino Pereira, o ex-ministro Walfrido dos Mares Guia, o ex-prefeito de Montes Claros, Luiz Tadeu Leite, além do deputado estadual Carlos Mosconi.

De todos os políticos com os quais conviveu, nenhum ficou tão marcado na sua memória como o ex-governador de Minas, Eduardo Azeredo. “Um injustiçado!”, diz seu Ari, que falou da profícua parceria firmada com o tucano para conseguir a emancipação de Indaiabira.

Relembra que para completar a quantidade de quatrocentas casas exigidas para concluir o processo, e faltando oitenta, mandou construir as que faltavam e, assim, conseguiu aprovar a independência e a nova vida da sua cidade. Já em relação às honrarias, chamam a atenção a homenagem da Ordem dos Advogados do Brasil pelos inestimáveis serviços prestados ao município, o diploma “Ordem do Mérito Legislativo, 1996” e o “Troféu Vitória Alada”, concedida pelo maior colunista social norte-mineiro, Theodomiro Paulino. No arquivo pessoal, Ari também conquistou inúmeras medalhas e agraciamentos, que marcaram a vida digna e repleta de feitos que teve e ainda tem.

Pelo seu espírito empreendedor, sua vocação natural para a educação e sua firme disposição para servir à causa pública, na época desta reportagem, ainda se ouvia, aqui e ali, pessoas comentando sobre a possibilidade de ele concorrer, novamente, à prefeitura municipal de sua Indaiabira, candidatura essa que julgaria quase impossível, sobretudo porque possuía naquele ano de 2015, outras responsabilidades.

*Jornalista e empreendedor social

Veja Mais

Artigos Relacionados:

Centro de Grão Mogol, com a igreja e a praça da cidade.

Grão Mogol: a cidade das pedras e das águas encanta com sua história e belezas naturais

Localizada na parte mais alta da Serra Geral, no Norte de Minas Gerais, Grão Mogol é um destino que transborda belezas naturais, biodiversidade e uma rica herança ligada aos diamantes e ao período colonial dos séculos XVI e XIX. A história pulsante dessa cidade pode ser encontrada nas ruas e vielas, cuja pavimentação foi erguida com a mão de obra dos escravizados. Nas trilhas e

Montes Claros, no Norte de Minas, recebe, até 7/7, no Parque de Exposições João Alencar Athayde, a 50ª edição da Expomontes, uma das maiores feiras agropecuárias do país.

50ª EXPOMONTES E 80 ANOS DA SOCIEDADE RURAL

(*) Aurélio Vidal Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, recebe, até o dia 7 de julho, no Parque de Exposições João Alencar Athayde, a 50ª edição da Expomontes, uma das maiores feiras agropecuárias do país. O evento reúne produtores rurais, expositores, empresários e visitantes de todo o Brasil, promovendo negócios, inovação e desenvolvimento para o setor agropecuário. A expectativa é de que a feira

Vale ressaltar que por diversas vezes tive a grata satisfação e o imenso privilégio de homenagear a CIA Promoções através do Troféu Imprensa Norte-Minas. E hoje, ela celebra esta data histórica e abençoada.

CIA PROMOÇÕES: 25 ANOS DE HISTÓRIA E SUCESSO

*Aurélio Vidal E quem disse que Montes Claros não tem um “Quarteto Fantástico?”  Pode apostar que sim! Rodrigo Drumond, Leonardo Borges, Thiago Rezende e Rafael Macedo, esses são os nomes deste quarteto que há 25 anos vem fazendo história no cenário cultural do sertão norte mineiro. Vinte e cinco anos de árdua caminhada no fantástico mundo do show business, coroado de credibilidade, respeito e muito

Augusto de Lima já contava com uma agência do Sicoob Credinor desde outubro de 2006, mas agora a cooperativa está de casa nova. A agência foi transferida para um novo endereço, instalada uma unidade mais moderna, ampla e ainda melhor preparada para atender a população da cidade e os clientes da instituição.

SICOOB CREDINOR – NOVO ENDEREÇO EM AUGUSTO DE LIMA

(*) Aurélio Vidal O Circuito Turístico da Serra do Cabral já é rota dos amantes do turismo de aventura. Por ali, são inúmeros os turistas que chegam em busca de novas experiências, usufruindo de um ambiente espetacular e exuberante. E dentre os municípios que compõem este importante circuito está a cidade de Augusto de Lima, localizada a 244 km da capital Belo Horizonte e a

Este fim de semana, vai ficar marcado por um dos maiores feitos na comunidade rural de Nova Matrona, na região do Alto Rio Pardo: aconteceu a inauguração do asfalto.

NOVA MATRONA EM FESTA – CHEGOU O TÃO SONHADO ASFALTO

(*) Aurélio Vidal Este fim de semana, vai ficar marcado por um dos maiores feitos na comunidade rural de Nova Matrona, na região do Alto Rio Pardo:  aconteceu a inauguração do asfalto. Finalmente, e após décadas de muito sofrimento com poeira e barro, um sonho antigo da população local foi concretizado. Após mais de 50 anos de espera, a comunidade rural de Nova Matrona, localizada

Centro de Grão Mogol, com a igreja e a praça da cidade.

Grão Mogol: a cidade das pedras e das águas encanta com sua história e belezas naturais

Localizada na parte mais alta da Serra Geral, no Norte de Minas Gerais, Grão Mogol é um destino que transborda belezas naturais, biodiversidade e uma rica herança ligada aos diamantes e ao período colonial dos séculos XVI e XIX. A história pulsante dessa cidade pode ser encontrada nas ruas e vielas, cuja pavimentação foi erguida com a mão de obra dos escravizados. Nas trilhas e

Montes Claros, no Norte de Minas, recebe, até 7/7, no Parque de Exposições João Alencar Athayde, a 50ª edição da Expomontes, uma das maiores feiras agropecuárias do país.

50ª EXPOMONTES E 80 ANOS DA SOCIEDADE RURAL

(*) Aurélio Vidal Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, recebe, até o dia 7 de julho, no Parque de Exposições João Alencar Athayde, a 50ª edição da Expomontes, uma das maiores feiras agropecuárias do país. O evento reúne produtores rurais, expositores, empresários e visitantes de todo o Brasil, promovendo negócios, inovação e desenvolvimento para o setor agropecuário. A expectativa é de que a feira

Vale ressaltar que por diversas vezes tive a grata satisfação e o imenso privilégio de homenagear a CIA Promoções através do Troféu Imprensa Norte-Minas. E hoje, ela celebra esta data histórica e abençoada.

CIA PROMOÇÕES: 25 ANOS DE HISTÓRIA E SUCESSO

*Aurélio Vidal E quem disse que Montes Claros não tem um “Quarteto Fantástico?”  Pode apostar que sim! Rodrigo Drumond, Leonardo Borges, Thiago Rezende e Rafael Macedo, esses são os nomes deste quarteto que há 25 anos vem fazendo história no cenário cultural do sertão norte mineiro. Vinte e cinco anos de árdua caminhada no fantástico mundo do show business, coroado de credibilidade, respeito e muito

Augusto de Lima já contava com uma agência do Sicoob Credinor desde outubro de 2006, mas agora a cooperativa está de casa nova. A agência foi transferida para um novo endereço, instalada uma unidade mais moderna, ampla e ainda melhor preparada para atender a população da cidade e os clientes da instituição.

SICOOB CREDINOR – NOVO ENDEREÇO EM AUGUSTO DE LIMA

(*) Aurélio Vidal O Circuito Turístico da Serra do Cabral já é rota dos amantes do turismo de aventura. Por ali, são inúmeros os turistas que chegam em busca de novas experiências, usufruindo de um ambiente espetacular e exuberante. E dentre os municípios que compõem este importante circuito está a cidade de Augusto de Lima, localizada a 244 km da capital Belo Horizonte e a

Este fim de semana, vai ficar marcado por um dos maiores feitos na comunidade rural de Nova Matrona, na região do Alto Rio Pardo: aconteceu a inauguração do asfalto.

NOVA MATRONA EM FESTA – CHEGOU O TÃO SONHADO ASFALTO

(*) Aurélio Vidal Este fim de semana, vai ficar marcado por um dos maiores feitos na comunidade rural de Nova Matrona, na região do Alto Rio Pardo:  aconteceu a inauguração do asfalto. Finalmente, e após décadas de muito sofrimento com poeira e barro, um sonho antigo da população local foi concretizado. Após mais de 50 anos de espera, a comunidade rural de Nova Matrona, localizada

Quer ver mais conteúdos?

Assine Nossa Newsletter

E fique por dentro do contexto de Minas e de tudo que acontece no Brasil e no mundo.

Sicoob Credinor, há 35 anos olhando para o futuro.

Olá, visitante