Por Aurélio Vidal
Agosto se despediu deixando suas marcas profundas no coração do sertão norte mineiro. Um mês que respirou movimento, suor e conquistas, um agosto que fez pulsar Montes Claros e reverberar na região inteira.
Estive ali, testemunha e repórter, sentindo cada passo dado rumo ao progresso. Assisti o governador Romeu Zema e o seu vice Mateus Simões, inaugurando o Anel Rodoviário, uma obra grandiosa, estruturante, talvez a mais importante dos últimos 25 anos, não foi apenas cimento e asfalto — foi ponte para oportunidades, atalho para sonhos, conexão para a economia e para o turismo que pulsa em cada cidade vizinha.
O governador Romeu Zema e o seu vice Mateus Simões, inaugurando o Anel Rodoviári
Agosto também foi palco de conquistas que fazem o coração vibrar. O North, nossa equipe de futebol, alcançou a Série A do Campeonato Mineiro, trazendo orgulho, esperança e incentivo para que o esporte continue sendo um vetor de desenvolvimento local. E, como não celebrar, o Sicoob Credinor soprou 40 velas em grande estilo, com o show inesquecível de Jorge e Mateus, provando que investimento, cultura e lazer caminham lado a lado, fortalecendo a cadeia turística e o comércio regional.
O Sicoob Credinor soprou 40 velas em grande estilo, com o show inesquecível de Jorge e Mateus
Ao olhar para trás, vejo um mês que não passou despercebido. Cada inauguração, cada vitória esportiva, cada festa e evento cultural ecoa no turismo, no comércio, na vida das pessoas. Agosto nos lembra que o Norte de Minas é fértil não só em terra, mas em sonhos realizados, em obras que transformam e em histórias que merecem ser contadas.
Agosto foi palco do 3º CINTECS. Estive presente no 3º Congresso de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade para a Gestão Pública (CINTECS), realizado pelo Codanorte em parceria com o Sebrae, e confesso: saí de lá com a sensação de que o Norte de Minas está escrevendo uma nova página na sua história de desenvolvimento.
Estive acompanhando também o 2º Seminário Mineiro de Irrigação. O evento, promovido pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com o Sistema FAEMG/SENAR, trouxe debates essenciais para quem vive e respira a agropecuária.
Acelen Renováveis inaugura centro de tecnologia e inovação em Biocombustível em Montes Claros. Espaço será dedicado ao desenvolvimento da macaúba, matéria-prima escolhida para a produção de combustível sustentável de aviação. A Acelen Renováveis não é um fundo de investimento, mas sim uma empresa de energia criada e pertencente ao fundo de investimento Mubadala Capital, um investidor ativo de origem árabe.
E assim, com os olhos atentos e o coração sertanejo, sigo narrando, dia após dia, as conquistas que constroem o futuro de nossa terra. Agosto se vai, mas deixa sementes que florescerão por muito tempo.