(*) Aurélio Vidal
Sabor amadeirado, floral e levemente mentolado, com toques de caramelo, de coloração âmbar escuro. Essa descrição poderia nos remeter à ideia de um café ou de um vinho, mas, na verdade estamos falando do Mel de Aroeira, iguaria nativa do Brasil e que é produzida e comercializada no Norte de Minas Gerais, nos ecossistemas de matas secas, área de transição entre o cerrado, a caatinga e mata atlântica.
Ainda pouco conhecido pelos chefes de cozinha de todo o mundo, mas muito pesquisado por conta dos seus efeitos medicinais (comprovadamente eficiente no trato da gastrite), o Mel de Aroeira atrai cada vez mais pessoas interessadas na sua produção e comercialização, sobretudo porque é um produto que ajuda a alimentar as pessoas e não agride a Natureza.
O jovem produtor Geovanne Antônio Alves deixou seus negócios na cidade de Bocaiúva, no Norte de Minas Gerais, para se dedicar à apicultura. “Além de ser um produto altamente sustentável, o Mel de Aroeira ainda leva para a mesa das famílias um alimento altamente nutritivo. Me sinto realizado sabendo que posso contribuir na preservação da Natureza e oferecendo alimento de qualidade para todos “, afirmou.
Por outro lado, o Mel de Aroeira é comprovadamente eficaz no tratamento da gastrite, além de outras utilidades medicinais ainda em estudo. “O consumo regular do Mel de Aroeira, sem exageros, tem aliviado meus problemas gastricos”, constatou Jadilson Queiroga, assessor parlamentar.
Todas essas qualidades do Mel de Aroeira tem conquistado o gosto do consumidor brasileiro, e com o auxílio do programa “Agro Br”, braço da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), tem, também, marcado presença no mercado internacional.
Luciano Fernandes, presidente da Cooperativa de Apicultura e Agricultura Familiar do Norte de Minas Gerais (Coopemapi) esclarece que a produção do Mel de Aroeira está presente em 25 municípios da região, sendo composto do floral de várias árvores, como a própria aroeira, o pequizeiro, entre outras, e que um enxame produz em 15 dias, 15 kgs de mel por colmeia.
Para atingir com mais eficiência o mercado internacional, foi criado um entreposto na região produtora do mel, quando ele é avaliado, certificado e pronto para ser disponibilizado nos mercados nacional e internacional.
(*) Jornalista