ANUNCIADA PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE AGOSTO DE MIRABELA

Preparação para as Festa de Agosto

A Prefeitura de Mirabela realiza, de 25 a 27 de agosto, a Tradicional Festa de Agosto do Município, na Praça João Veloso de Aquino, no São José. Regulamentada pela Lei Municipal de número 1.400 de 2022, o evento é Patrimônio Cultura Imaterial. São apoiadores do evento, a Câmara de Vereadores, as Polícias Militar e Militar Rodoviária e Civil. Durante todos os dias, terá Feira de Agricultura Familiar e Artesanato (AgriArte).

“A festa promove o reencontro das pessoas ausentes e de quem mora na cidade, fazendo uma conexão de experiências, fomentando a economia local e fortalecendo os laços comunitários. Essa festa se torna um momento especial para as pessoas se reconectarem com amigos e familiares que não veem há muito tempo, além de ser uma oportunidade para conhecer novas pessoas da cidade. Além do aspecto social, a festa também desempenha um papel importante na economia local. Com a realização do evento, é possível atrair visitantes de outras cidades e até mesmo de outros estados, o que gera um aumento no fluxo de turistas e, consequentemente, no comércio local”, destacou Luciano Rabelo, Prefeito.

Para o Gerente de Esporte, Cultura e Lazer, Rafael Bonfim, os estabelecimentos comerciais, como restaurantes, bares, lojas, entre outros, se beneficiam com o aumento do movimento e das vendas durante esse período.

“A festa também promove a cultura e as tradições com shows musicais. Isso faz com que as pessoas se sintam mais orgulhosas de sua cidade, fortalecendo assim o senso de pertencimento e a identidade local”, informou Rafael.

Para Fernando Rabelo, gerente de Obras, e da comissão organizadora, “essa oportunidade de trabalho traz benefícios econômicos diretos para a população local, ajudando a movimentar a economia e gerando renda para as famílias”, pontuou.

Para o diretor da AgriArte, Alex Pansa, todos os feirantes já começaram a se organizar para fazer bonito no evento.

“Levaremos nossa melhor produção para atender a comunidade. Valorizando nossa culinária local, levaremos produtos que refletem a riqueza da nossa região, como um franguinho caipira, feijão tropeiro, arroz com pequi, salgados e a melhor dobradinha da região. Ao valorizá-la, estamos preservando e promovendo a identidade cultural de uma comunidade, transmitindo o conhecimento e as tradições culinárias de geração em geração”, descreveu Alex.

Programação

SEXTA-FEIRA

Na sexta-feira, no palco, as atrações são os artistas regionais, como o Pagode Jeito Menino e Maria Eduarda; a grande pedida da noite fica com a dupla João Moreno e Mariano.

SÁBADO
No Palco, no sábado, tem os grupos regionais Forrozão Evidência e Adalto e Emerson; as atrações nacionais são Jammil e Bárbara Lopes. Já no trio elétrico, à partir das 5h, Trio elétrico com a Banda La Fúria.

La Fúria
Inspirada na vitoriosa seleção espanhola, a Banda La Fúria chegou ao cenário do pagode baiano com intuito de impactar os amantes da suingueira, misturando a conhecida batida com células do funk e toque eletrônico, o que rende o sucesso das coreografias reproduzidas pelos seus milhares de seguidores nas redes sociais. A banda tem em seu comando o cantor Bruno Magnata, que imprime sua personalidade com uma voz marcada pelo grave inconfundível. A banda se solidificou conquistando um público fiel, sendo hoje uma das maiores referências do segmento no cenário atual.

Jammil
A banda Jammil e Uma Noites surgiu no cenário da música brasileira em 1996 tendo na formação Manno Góes, Tuca Fernandes e Beto Espínola. Entre os sucessos, músicas como Mila, Praieiro, Minha Estrela, Chuva na Janela, e muitas outras. O grupo, no comando de Tuca, gravou sete Cd’s e três DVD. Em 2011, Levi Lima assumiu os vocais do grupo e ficou até julho de 2020, nesse período gravou três CD’s e dois DVDs, e o grupo foi indicado ao Grammy Latino. Com músicas em trilhas sonoras de novelas, como Na Real (O outro lado do Paraíso), Sublime (Sol Nascente), Colorir Papel (Fina Estampa), Celebrar (Salve Jorge), Dançando na Garoa (Amor à vida), Mil Poemas (Alto Astral) e Você é Tudo (I Love Paraisópolis), o Jammil manteve o destaque no cenário da música nacional, com shows em todo o país. Entre os principais pontos de destaque do grupo está a música autoral, sendo Manno Góes, responsável pelos maiores sucessos do Jammil. Manno, apesar de ter saído da linha de frente, continua contribuindo com a banda, como sócio, composições, experiência e talento.

Bárbara Lopes
Cantora, produtora e amante da boa música. É uma artista em ascensão em alguns estados do Brasil, especialmente Minas Gerais e Bahia. Já são 10 grandes carnavais, shows em praças públicas, vaquejadas, exposições agropecuárias em destaque. Bárbara se destaca não só pela musicalidade, mas também pela forma marcante e irreverente que se apresenta. O seu mais recente trabalho no é a música “SOLTINHA”, que já está em todas as plataformas digitais, foi lançada junto com webclipe no seu canal do YouTube. Com talento e carisma, é uma artista que imprime sua personalidade a cada novo trabalho, contagiando cada vez mais os fãs por onde passa.

João Moreno e Mariano
Mariano com mais de 30 anos de carreira, cantou por 20 anos ao lado do cantor João Mineiro e agora vem dando continuidade a esse trabalho com seu filho João Moreno, lançando o DVD 30 anos. Donos de grandes sucessos como: Seu amor ainda é tudo; Ainda ontem chorei de saudade; Saudade Machuca; Amor de pai e filho; Paredes azuis; e Aline.

Festa de Agosto

A Festa de Agosto é uma manifestação que reúne conhecimentos e costumes, desde quando o Município era Distrito de Montes Claros, entre os anos de 1930 a 1932. Conforme levantamento da historiadora Natividade de Jesus Mendes Fonseca, a primeira Festa foi em Homenagem à Nossa Senhora e o Divino Espirito Santo.

“Inicialmente ocorria apenas o festejo religioso, porém, na década de 70 para 80, começou a ser Festa Religiosa e Profana. Em 1999 foi desvinculada a Festa Religiosa da Tradicional Festa de Agosto, como é regionalmente conhecida. Sendo assim, desde então, é a festa mais aguardada por todos os cidadãos mirabelenses. O evento ocorre no último final de semana do mês de Agosto e um dos momentos mais esperados da programação é a Alvorada, que ocorre as 05h da manhã do domingo, onde uma atração artística musical puxa o Trio Elétrico, passando pela Avenida Waldemar Rabelo, acompanhado pela multidão”, explicou Natividade.

Veja Mais

Artigos Relacionados:

Centro de Grão Mogol, com a igreja e a praça da cidade.

Grão Mogol: a cidade das pedras e das águas encanta com sua história e belezas naturais

Localizada na parte mais alta da Serra Geral, no Norte de Minas Gerais, Grão Mogol é um destino que transborda belezas naturais, biodiversidade e uma rica herança ligada aos diamantes e ao período colonial dos séculos XVI e XIX. A história pulsante dessa cidade pode ser encontrada nas ruas e vielas, cuja pavimentação foi erguida com a mão de obra dos escravizados. Nas trilhas e

O senador informou ainda que os moradores estavam denunciando abusos e arbitrariedades em ações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão responsável pela gestão da unidade.

CRÉDITO DE CARBONO E SEUS REFLEXOS: MULTAS, OPRESSÃO E EXPULSÃO DO POVO SERTANEJO DE SUAS TERRAS

Em março deste ano, durante pronunciamento no Plenário, o senador do Podemos Zequinha Marinho, relatou que tomou conhecimento através de relatos de moradores do município de Baião, localizado no baixo Tocantins, das dificuldades enfrentadas pelas comunidades locais.  Naquela oportunidade, o parlamentar disse que representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Ministério do Meio Ambiente, quando precisaram da

Em meados dos anos 70, ocorreu a implementação de programas de estímulo à monocultura na região do Norte de Minas Gerais.

A IMPORTÂNCIA DO EUCALIPTO PARA O SEMIÁRIDO NORTE-MINEIRO

Em meados dos anos 70, ocorreu a implementação de programas de estímulo à monocultura na região do Norte de Minas Gerais. Na época, essa iniciativa do governo mineiro, buscava promover a geração de emprego e renda em uma região, que era tida como pobre e subdesenvolvida, fator que nos motivou a buscar conhecer um pouco mais sobre esse importante setor produtivo, uma vez que possibilitou

O evento que ganhou ampla repercussão agradou em cheio os participantes. Ali, foram apresentadas as potencialidades da cadeia produtiva da região do Alto Rio Pardo e também relatadas as necessárias demandas e investimentos por parte do setor público, para que o desenvolvimento possa acontecer de fato e sobretudo, bem mais efetivo e pujante.

1º FÓRUM DE AGRONEGÓCIO DO ALTO RIO PARDO

Aconteceu nos dias 5 e 6 de dezembro, no Parque de Eventos de Taiobeiras, o 1º Fórum de Agronegócio do Alto Rio Pardo, numa iniciativa do Sindicato de Produtores Rurais de Taiobeiras, que organizou e conduziu o evento de forma primorosa e marcante. Refundado há dois anos, o Sindicato de Produtores tem como presidente o jovem produtor de café, Lucas Sucupira, que tem desempenhado um

SERTÃO NORTE MINEIRO, TERRA DE NINGUÉM!

SERTÃO NORTE MINEIRO, TERRA DE NINGUÉM!

É com muita preocupação e imenso sentimento de revolta, que relatamos sobre um fato ocorrido na região norte mineira. São situações alarmantes, e de prejuízos para o nosso território, um lugar que sempre foi mal tratado, esquecido e abandonado pelo sistema. Ademais, o sertanejo que são os verdadeiros e pequenos produtores da zona rural do município de Rio Pardo de Minas, mais uma vez voltou

Centro de Grão Mogol, com a igreja e a praça da cidade.

Grão Mogol: a cidade das pedras e das águas encanta com sua história e belezas naturais

Localizada na parte mais alta da Serra Geral, no Norte de Minas Gerais, Grão Mogol é um destino que transborda belezas naturais, biodiversidade e uma rica herança ligada aos diamantes e ao período colonial dos séculos XVI e XIX. A história pulsante dessa cidade pode ser encontrada nas ruas e vielas, cuja pavimentação foi erguida com a mão de obra dos escravizados. Nas trilhas e

O senador informou ainda que os moradores estavam denunciando abusos e arbitrariedades em ações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão responsável pela gestão da unidade.

CRÉDITO DE CARBONO E SEUS REFLEXOS: MULTAS, OPRESSÃO E EXPULSÃO DO POVO SERTANEJO DE SUAS TERRAS

Em março deste ano, durante pronunciamento no Plenário, o senador do Podemos Zequinha Marinho, relatou que tomou conhecimento através de relatos de moradores do município de Baião, localizado no baixo Tocantins, das dificuldades enfrentadas pelas comunidades locais.  Naquela oportunidade, o parlamentar disse que representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Ministério do Meio Ambiente, quando precisaram da

Em meados dos anos 70, ocorreu a implementação de programas de estímulo à monocultura na região do Norte de Minas Gerais.

A IMPORTÂNCIA DO EUCALIPTO PARA O SEMIÁRIDO NORTE-MINEIRO

Em meados dos anos 70, ocorreu a implementação de programas de estímulo à monocultura na região do Norte de Minas Gerais. Na época, essa iniciativa do governo mineiro, buscava promover a geração de emprego e renda em uma região, que era tida como pobre e subdesenvolvida, fator que nos motivou a buscar conhecer um pouco mais sobre esse importante setor produtivo, uma vez que possibilitou

O evento que ganhou ampla repercussão agradou em cheio os participantes. Ali, foram apresentadas as potencialidades da cadeia produtiva da região do Alto Rio Pardo e também relatadas as necessárias demandas e investimentos por parte do setor público, para que o desenvolvimento possa acontecer de fato e sobretudo, bem mais efetivo e pujante.

1º FÓRUM DE AGRONEGÓCIO DO ALTO RIO PARDO

Aconteceu nos dias 5 e 6 de dezembro, no Parque de Eventos de Taiobeiras, o 1º Fórum de Agronegócio do Alto Rio Pardo, numa iniciativa do Sindicato de Produtores Rurais de Taiobeiras, que organizou e conduziu o evento de forma primorosa e marcante. Refundado há dois anos, o Sindicato de Produtores tem como presidente o jovem produtor de café, Lucas Sucupira, que tem desempenhado um

SERTÃO NORTE MINEIRO, TERRA DE NINGUÉM!

SERTÃO NORTE MINEIRO, TERRA DE NINGUÉM!

É com muita preocupação e imenso sentimento de revolta, que relatamos sobre um fato ocorrido na região norte mineira. São situações alarmantes, e de prejuízos para o nosso território, um lugar que sempre foi mal tratado, esquecido e abandonado pelo sistema. Ademais, o sertanejo que são os verdadeiros e pequenos produtores da zona rural do município de Rio Pardo de Minas, mais uma vez voltou

Quer ver mais conteúdos?

Assine Nossa Newsletter

E fique por dentro do contexto de Minas e de tudo que acontece no Brasil e no mundo.

Sicoob Credinor, há 35 anos olhando para o futuro.

Olá, visitante