(*) Aurélio Vidal
Já se sabe que a cavalgada é uma importante manifestação cultural, que ocorre quase sempre e, em sua grande maioria na zona rural. Um evento bem interessante que em forma de passeio, promove a interação entre pessoas de poder aquisitivo, se tornando amplamente socializado, apesar do estilo rural.
As cavalgadas são sempre realizadas por grupos de cavaleiros e dentre eles, mulheres e crianças.
As cavalgadas no Brasil surgiram durante o processo de ocupação de territórios, entre os séculos XVI ao século XIX.
Conduzindo o gado bovino e/ou equino de uma fazenda para outra, os tropeiros, montados a cavalos ou burros, se acampavam para descansar; agradecer e pedir proteção divina para eles e para os animais. Era uma profissão bastante sofrida, mas fazia parte da vida de muitos brasileiros do meio rural daquela época.
Hoje, essa prática é considerada uma mistura de religião, esporte, aventura, mas principalmente um patrimônio histórico cultural, trazido com orgulho no peito de quem pratica.
Promove fé e amizade. Além disso, as cavalgadas pelo País afora, desempenham um papel importante no comércio das localidades onde são realizadas.
A modernidade foi adotada ao longo dos anos. Hoje, ela não é apenas composta por pessoas montadas a cavalo, burros e jumentos, mas também é acompanhada por pessoas conduzindo veículos motorizados, como carros de passeio, motocicletas e até caminhões, em meio a cavalos, burros, jumentos e carros de boi, fantasiados à caráter; para, posteriormente se reunirem em louvor à divindades, ou curtir ao som de bandas musicais regados a muito churrasco e cerveja gelada.
Na região norte mineira esta pratica já se tornou rotineira. Dentre as inúmeras cavalgadas que existem por esta bandas, podemos citar algumas que já são bastante famosas e arrastam uma multidão de cavaleiros, amazonas e pessoas dispostas a desfrutar de um momento tão bacana, alegre e descontraído.
Desde o mês de março que iniciou a temporada das cavalgadas por estas bandas, onde eu estive buscando conhecer um pouco mais sobre esta linda e atrativa atividade.
Este ano, eu já estive nas Cavalgadas de Ermidinha, Miralta, Samambaia e hoje, sábado (25/05), estive acompanhando a Cavalgada do Katyra que ocorre tradicionalmente do distrito de Canto do Engenho, zona rural de em Montes Claros. Esta, por sinal, tem arrastado multidão. Segundo organizadores cerca de 2.500 camisetas foram vendidas e, pude comprovar in loco o sucesso deste belo e organizado evento!
Confira os flashes!
(*) Empreendedor social e jornalista