(*) Aurélio Vidal
Através da iniciativa da Associação Comercial de Salinas que tem como presidente o jovem e dinâmico empresário Reginaldo Ferreira, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), foi realizado o 1° Fórum de Desenvolvimento Econômico de Salinas, um imponente e atrativo evento que buscou debater as oportunidades geradas através da cadeia produtiva do lítio, que já se encontra em fase de implantação, e os seus reflexos no desenvolvimento econômico daquela poção do norte de Minas Gerais e vale do Jequitinhonha. Esse Fórum é uma maneira de identificar e pontuar a potencialidade do projeto Lithium Valley Brazil, estimulado e implementado pelo governador Romeu Zema em parceria com as maiores empresas no ramo mundial da mineração de lítio, e que está em franca operação no Vale do Jequitinhonha.
Vale ressaltar que Minas Gerais já exportou o primeiro lote desse minério. Foram 30 toneladas do chamado lítio verde (uma forma amplamente sustentável de extração), produzido pela empresa Sigma Lithium, que está com sua planta de extração estabelecida na região de Itinga e Araçuai, no vale do Jequitinhonha (MG).
Salinas, que também compõe o território do projeto Lithium Valley Brazil, terá como principal operadora na extração desse minério a multinacional LATIN Resources, comandada pelo CEO Chris Gale, a maior produtora de lítio do mundo.
Na cidade, as expectativas são grandes e o que se percebe é que as oportunidades e transformações já são realidade em decorrência desse importante e necessário projeto de extração do lítio, um minério fonte de energia para as bateria de carros elétricos, notbooks, SmartPhones, além de insumo para vários outros materiais do setor industrial.
Assim, Salinas já tem sido impactada de maneira bem positiva com esses investimentos, mas com o 1º Fórum de Desenvolvimento Econômico, realizado na quarta e quinta-feira (28/29), do mês de setembro, a situação se agigantou ainda mais. Principalmente pelo número considerável de empresas e público presentes, otimistas que estão nas oportunidades de novos e grandes negócios a serem viabilizados. Uma dessas empresas foi a Azul Linhas Aéreas, que na tarde do dia 28, durante o 1° Fórum de Desenvolvimento Econômico, alguns dos seus representantes se deslocaram para uma visita ao aeroporto de Salinas. Segundo informações, já é praticamente certo que a cidade receberá a implantação de um voo comercial daquela companhia.
Este é apenas um dos vários benefícios que já estão sendo conquistados graças ao empenho, ao comprometimento e a ótima gestão do nosso governador Romeu Zema. Ele tem conseguido viabilizar vários investimentos para a nossa região. Um exemplo claro foi a implantação dessa importante cadeia mineral, gerando desenvolvimento econômico para toda a região, incluindo o Vale do Jequitinhonha, que já passa a vivenciar uma nova realidade. Por lá também as oportunidades e transformações já estão acontecendo de maneira bem significativa e positiva.
O 1° Fórum de Desenvolvimento Econômico de Salinas contou com a presença de várias autoridades, tendo o vice-governador do estado de Minas Gerais, professor Mateus Simões, participado da sua abertura.
(*) Jornalista