(*) Aurélio Vidal
Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, recebe, até o dia 7 de julho, no Parque de Exposições João Alencar Athayde, a 50ª edição da Expomontes, uma das maiores feiras agropecuárias do país.
O evento reúne produtores rurais, expositores, empresários e visitantes de todo o Brasil, promovendo negócios, inovação e desenvolvimento para o setor agropecuário.
A expectativa é de que a feira movimente cerca de R$ 400 milhões em negócios e atraia 400 mil visitantes até o domingo da semana que vem.
O governador Romeu Zema encerrou agenda de dois dias no Norte do estado no evento, que também contou com a presença do vice-governador
Professor Mateus, entre outras autoridades locais, estaduais e federais, na solenidade de abertura, na noite desta sexta-feira (28/6).
A feira traz programação diversificada, com exposições de animais, competições, palestras, workshops e shows musicais. Além de impulsionar o agronegócio, o evento tem como objetivo fomentar o turismo e a cultura da região, gerar emprego e renda para os mineiros. O governador destacou a importância da feira para o setor e para o desenvolvimento econômico da região.
“Esta é uma feira muito importante, considerada uma das maiores de Minas e também do Brasil. Os organizadores estão de parabéns pela realização deste evento, que contribui muito com a economia mineira em vários aspectos. É oportunidade que os produtores têm de se encontrar, de se inteirar sobre as tecnologias mais modernas”, disse o governador.
O chefe do executivo estadual acrescentou ainda que o Governo de Minas tem procurado apoiar esses eventos, já que o turismo é um fator de fundamental importância para o crescimento da economia mineira.
A cerimonia de abertura da Expomontes 2024, contou ainda com a participação do vice governador Matheus Simões, do presidente da Aspranorte Astério Itabayna Neto, do prefeito de Montes Claros Humberto Souto, do presidente da assembleia legislativa de Minas Gerais Tadeu Martins Leite, de deputados e outras lideranças da região.
80 ANOS DA SOCIEDADE RURAL
E vale destacar que neste ano de 2024, a Sociedade Rural de Montes Claros celebra seus 80 anos de história.
Para o presidente José Henrique Veloso, a exposição agropecuária também contribui para o fortalecimento da economia local.
“É uma ocasião para a valorização dos produtores rurais e seus produtos, incentivando a agricultura familiar e a sustentabilidade no campo. Haverá provas equestres, exposições de animais de diferentes raças, leilões e muito mais”.
Nessa visita ao sertão norte mineiro, o governador Romeu Zema passou por 12 cidades onde destacou as principais entregas realizadas pela atual gestão nas áreas de Saúde, Educação, Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico no estado. Zema ainda disse que nesses dois últimos anos e meio serão de muitas obras estruturantes para a região norte mineira, destacando ainda a importante obra da rodovia ECO 135 que é um dos principais eixos rodoviário do país.
(*) Empreendedor social e jornalista