O ESPORTE DE MONTES CLAROS AGONIZA E PEDE SOCORRO

O ESPORTE DE MONTES CLAROS AGONIZA E PEDE SOCORRO

(*) Aurélio Vidal

Já faz alguns anos que venho observando a falta de apoio e de incentivos ao esporte em Montes Claros. Digo isso com propriedade. Afinal, militei e milito na área e já promovi grandes eventos esportivos na cidade, inclusive com a participação de campeões nacionais e primeiros colocados do ranking em algumas modalidades esportivas.

Como exemplo, cito o Campeonato do Grande Major Prates que já ocorre há quase 40 anos, e não conta com nenhuma ajuda financeira do município, assim como diversos outros campeonatos de futebol, além de outros segmentos esportivos. Apenas dois campeonatos recebiam incentivos da Prefeitura alguns anos atrás, que eram o Maracanã e o Santos Reis, esse último com mais de 50 anos de existência. Isso só demonstra a falta de interesse dos governantes em darem apoio e incentivos ao esporte de forma justa e democrática.

Recentemente, uma instituição do esporte se mobilizou para fazer a captação de recursos juntos aos deputados para a promoção de uma determinada modalidade esportiva e, recentemente, a Câmara Municipal de Montes Claros (por sinal muito mal representada no esporte), aprovou o repasse para a instituição, pelo fato desses recursos chegarem via município. Vale ressaltar e deixar bem claro mais uma vez: foi a própria diretoria da instituição que correu atrás dos recursos oriundos de emenda parlamentar. Uma ação correta, legal e legitima.

Mas o que eu quero deixar claro é que os “nossos” vereadores, se tivessem boa vontade e comprometimento com a causa, poderiam muito bem viabilizar este mesmo tipo de ação junto aos seus deputados, no sentido de buscar recursos e direcionar para um calendário esportivo municipal que contemple todos os segmentos do esporte. Inclusive elaborando projetos de lei que faça com que o chefe do executivo municipal garanta os repasses e não direcione para outro setor, como a pavimentação asfáltica, por exemplo.

Enquanto que entidades e clubes vem lutando para manter ações a favor do esporte local de forma independente, sofrendo descaso e total abandono, nós testemunhamos uma casa legislativa que age de maneira improdutiva e totalmente questionável, com um custo anual de cerca de quase 34 MILHÕES de reais.

É muito fácil enumerar as diversas entidades e pessoas que de maneira informal, e sem nenhuma assessoria técnica, tem desenvolvido trabalhos importantes e significativos na criação de oportunidades para os nossos jovens através do esporte, mas sempre esbarrando nas dificuldades financeiras na falta de incentivo e apoio dos Poderes Públicos. São muitos os projetos sociais esportivos que tem contribuído com nossas crianças e jovens na periferia de Montes Claros e também na zona rural. Mas, Infelizmente, os nossos governantes não têm equipes técnicas eficientes e comprometidas com a busca de resultados, que conheçam a realidade do município, além de profissionais capacitados que consigam identificar a potencialidade de tais projetos e, assim, fazerem o devido planejamento no sentido de dar suporte para esses profissionais e atletas.

Os organizadores de eventos esportivos enfrentam muitas complicações na hora de viabilizar a promoção de competições abertas aos nossos jovens e crianças. São vários os atletas de modalidades que representam a nossa cidade em competições pelo país a fora e não tem nenhuma apoio ou incentivo do município. Nem mesmo uma ajuda de custo para o transporte é viabilizada.

Não seria justo ajudar essas entidade com suporte técnico e jurídico para que possam ter condições de ampliar os trabalhos sociais?  Não há nenhuma necessidade de se criar propostas mirabolantes e inviáveis para tentar demonstrar para a população que se preocupa com o esporte. A construção do estádio municipal, o lendário Mocão, em dias atuais é o exemplo claro disso.

É necessário, assim, garantir a sobrevivência de quem trabalha em função do esporte como atletas e organizadores.

Esperamos que os próximos gestores e também os deputados que se dizem representantes do nosso povo, tenham mais sensibilidade e passem a olhar de maneira mais coerente e justa para o esporte. Que busquem ações que de fato possam somar na reconstrução do tão sofrido e abandonado esporte local, tendo a consciência de que o esporte é, de fato, uma importante ferramenta de transformação social.

 (*) Empreendedor social e jornalista

Veja Mais

Artigos Relacionados:

Centro de Grão Mogol, com a igreja e a praça da cidade.

Grão Mogol: a cidade das pedras e das águas encanta com sua história e belezas naturais

Localizada na parte mais alta da Serra Geral, no Norte de Minas Gerais, Grão Mogol é um destino que transborda belezas naturais, biodiversidade e uma rica herança ligada aos diamantes e ao período colonial dos séculos XVI e XIX. A história pulsante dessa cidade pode ser encontrada nas ruas e vielas, cuja pavimentação foi erguida com a mão de obra dos escravizados. Nas trilhas e

Ao longo dos últimos quatro anos, venho percorrendo as comunidades rurais do Alto Rio Pardo, ouvindo agricultores, acompanhando conflitos fundiários e ambientais e registrando histórias que raramente encontram espaço nos grandes centros de decisão do país. Nessa caminhada, uma preocupação tem se tornado cada vez mais evidente: o crescente sentimento de insegurança jurídica vivido pelos pequenos produtores rurais da região.

A CANETA QUE OPRIME O CAMPO: A INSEGURANÇA JURÍDICA QUE ASSOMBRA OS PRODUTORES DO ALTO RIO PARDO

Por Aurélio Vidal Ao longo dos últimos quatro anos, venho percorrendo as comunidades rurais do Alto Rio Pardo, ouvindo agricultores, acompanhando conflitos fundiários e ambientais e registrando histórias que raramente encontram espaço nos grandes centros de decisão do país. Nessa caminhada, uma preocupação tem se tornado cada vez mais evidente: o crescente sentimento de insegurança jurídica vivido pelos pequenos produtores rurais da região. O que

Ao longo de décadas percorrendo os sertões do Norte de Minas, ouvindo agricultores, registrando histórias e acompanhando de perto os dramas e desafios da nossa gente, aprendi uma lição simples: para quem vive nesta região, água não é apenas um recurso natural. Água é sobrevivência. É dignidade. É desenvolvimento. É futuro. Por isso, recebi com profunda preocupação a notícia da decisão da Justiça Federal que determinou o esvaziamento e o descomissionamento da Barragem da Caatinga, localizada em Engenheiro Dolabela, distrito de Bocaiúva.

BARRAGEM DA CAATINGA: VÃO ESVAZIAR TAMBÉM A ESPERANÇA DO POVO SERTANEJO?

Por Aurélio Vidal Ao longo de décadas percorrendo os sertões do Norte de Minas, ouvindo agricultores, registrando histórias e acompanhando de perto os dramas e desafios da nossa gente, aprendi uma lição simples: para quem vive nesta região, água não é apenas um recurso natural. Água é sobrevivência. É dignidade. É desenvolvimento. É futuro. Por isso, recebi com profunda preocupação a notícia da decisão da

Após anos percorrendo estradas, trilhas, comunidades rurais e centros urbanos do Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e Noroeste de Minas, pesquisando riquezas naturais, registrando manifestações culturais e identificando oportunidades de desenvolvimento, tenho a satisfação de anunciar o início das atividades da ADETUR – Agência de Desenvolvimento do Turismo Regional.

TURISMO E O DESENVOLVIMENTO DO SERTÃO MINEIRO

Por Aurélio Vidal Após anos percorrendo estradas, trilhas, comunidades rurais e centros urbanos do Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e Noroeste de Minas, pesquisando riquezas naturais, registrando manifestações culturais e identificando oportunidades de desenvolvimento, tenho a satisfação de anunciar o início das atividades da ADETUR – Agência de Desenvolvimento do Turismo Regional. A ADETUR nasce da certeza de que o turismo pode se tornar

Ao longo dos últimos anos, tenho percorrido estradas, comunidades rurais, distritos, serras, parques naturais, sítios arqueológicos, fazendas históricas, alambiques, cachoeiras e manifestações culturais espalhadas pelos mais diversos territórios do Norte de Minas. Mais do que produzir reportagens, tenho buscado compreender o potencial transformador que o turismo pode representar para uma região que reúne alguns dos mais ricos patrimônios naturais, culturais e históricos do Brasil.

UM OLHAR SOBRE OS DESAFIOS E O FUTURO DO TURISMO NO NORTE DE MINAS

  Por Aurélio Vidal Ao longo dos últimos anos, tenho percorrido estradas, comunidades rurais, distritos, serras, parques naturais, sítios arqueológicos, fazendas históricas, alambiques, cachoeiras e manifestações culturais espalhadas pelos mais diversos territórios do Norte de Minas. Mais do que produzir reportagens, tenho buscado compreender o potencial transformador que o turismo pode representar para uma região que reúne alguns dos mais ricos patrimônios naturais, culturais e

Centro de Grão Mogol, com a igreja e a praça da cidade.

Grão Mogol: a cidade das pedras e das águas encanta com sua história e belezas naturais

Localizada na parte mais alta da Serra Geral, no Norte de Minas Gerais, Grão Mogol é um destino que transborda belezas naturais, biodiversidade e uma rica herança ligada aos diamantes e ao período colonial dos séculos XVI e XIX. A história pulsante dessa cidade pode ser encontrada nas ruas e vielas, cuja pavimentação foi erguida com a mão de obra dos escravizados. Nas trilhas e

Ao longo dos últimos quatro anos, venho percorrendo as comunidades rurais do Alto Rio Pardo, ouvindo agricultores, acompanhando conflitos fundiários e ambientais e registrando histórias que raramente encontram espaço nos grandes centros de decisão do país. Nessa caminhada, uma preocupação tem se tornado cada vez mais evidente: o crescente sentimento de insegurança jurídica vivido pelos pequenos produtores rurais da região.

A CANETA QUE OPRIME O CAMPO: A INSEGURANÇA JURÍDICA QUE ASSOMBRA OS PRODUTORES DO ALTO RIO PARDO

Por Aurélio Vidal Ao longo dos últimos quatro anos, venho percorrendo as comunidades rurais do Alto Rio Pardo, ouvindo agricultores, acompanhando conflitos fundiários e ambientais e registrando histórias que raramente encontram espaço nos grandes centros de decisão do país. Nessa caminhada, uma preocupação tem se tornado cada vez mais evidente: o crescente sentimento de insegurança jurídica vivido pelos pequenos produtores rurais da região. O que

Ao longo de décadas percorrendo os sertões do Norte de Minas, ouvindo agricultores, registrando histórias e acompanhando de perto os dramas e desafios da nossa gente, aprendi uma lição simples: para quem vive nesta região, água não é apenas um recurso natural. Água é sobrevivência. É dignidade. É desenvolvimento. É futuro. Por isso, recebi com profunda preocupação a notícia da decisão da Justiça Federal que determinou o esvaziamento e o descomissionamento da Barragem da Caatinga, localizada em Engenheiro Dolabela, distrito de Bocaiúva.

BARRAGEM DA CAATINGA: VÃO ESVAZIAR TAMBÉM A ESPERANÇA DO POVO SERTANEJO?

Por Aurélio Vidal Ao longo de décadas percorrendo os sertões do Norte de Minas, ouvindo agricultores, registrando histórias e acompanhando de perto os dramas e desafios da nossa gente, aprendi uma lição simples: para quem vive nesta região, água não é apenas um recurso natural. Água é sobrevivência. É dignidade. É desenvolvimento. É futuro. Por isso, recebi com profunda preocupação a notícia da decisão da

Após anos percorrendo estradas, trilhas, comunidades rurais e centros urbanos do Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e Noroeste de Minas, pesquisando riquezas naturais, registrando manifestações culturais e identificando oportunidades de desenvolvimento, tenho a satisfação de anunciar o início das atividades da ADETUR – Agência de Desenvolvimento do Turismo Regional.

TURISMO E O DESENVOLVIMENTO DO SERTÃO MINEIRO

Por Aurélio Vidal Após anos percorrendo estradas, trilhas, comunidades rurais e centros urbanos do Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e Noroeste de Minas, pesquisando riquezas naturais, registrando manifestações culturais e identificando oportunidades de desenvolvimento, tenho a satisfação de anunciar o início das atividades da ADETUR – Agência de Desenvolvimento do Turismo Regional. A ADETUR nasce da certeza de que o turismo pode se tornar

Ao longo dos últimos anos, tenho percorrido estradas, comunidades rurais, distritos, serras, parques naturais, sítios arqueológicos, fazendas históricas, alambiques, cachoeiras e manifestações culturais espalhadas pelos mais diversos territórios do Norte de Minas. Mais do que produzir reportagens, tenho buscado compreender o potencial transformador que o turismo pode representar para uma região que reúne alguns dos mais ricos patrimônios naturais, culturais e históricos do Brasil.

UM OLHAR SOBRE OS DESAFIOS E O FUTURO DO TURISMO NO NORTE DE MINAS

  Por Aurélio Vidal Ao longo dos últimos anos, tenho percorrido estradas, comunidades rurais, distritos, serras, parques naturais, sítios arqueológicos, fazendas históricas, alambiques, cachoeiras e manifestações culturais espalhadas pelos mais diversos territórios do Norte de Minas. Mais do que produzir reportagens, tenho buscado compreender o potencial transformador que o turismo pode representar para uma região que reúne alguns dos mais ricos patrimônios naturais, culturais e

Quer ver mais conteúdos?

Assine Nossa Newsletter

E fique por dentro do contexto de Minas e de tudo que acontece no Brasil e no mundo.

Pod Sertão Pautando o melhor do Sertão Mineiro

Olá, visitante