MEL DE AROEIRA, A RICA NOVIDADE DO SERTÃO NORTE-MINEIRO

(*) Aurélio Vidal

Sabor amadeirado, floral e levemente mentolado, com toques de caramelo, de coloração âmbar escuro. Essa descrição poderia nos remeter à ideia de um café ou de um vinho, mas, na verdade estamos falando do Mel de Aroeira, iguaria nativa do Brasil e que é produzida e comercializada no Norte de Minas Gerais, nos ecossistemas de matas secas, área de transição entre o cerrado, a caatinga e mata atlântica.

Ainda pouco conhecido pelos chefes de cozinha de todo o mundo, mas muito pesquisado por conta dos seus efeitos medicinais (comprovadamente eficiente no trato da gastrite), o Mel de Aroeira atrai cada vez mais pessoas interessadas na sua produção e comercialização, sobretudo porque é um produto que ajuda a alimentar as pessoas e não agride a Natureza.

O jovem produtor Geovanne Antônio Alves deixou seus negócios na cidade de Bocaiúva, no Norte de Minas Gerais, para se dedicar à apicultura. “Além de ser um produto altamente sustentável, o Mel de Aroeira ainda leva para a mesa das famílias um alimento altamente nutritivo. Me sinto realizado sabendo que posso contribuir na preservação da Natureza e oferecendo alimento de qualidade para todos “, afirmou.

Por outro lado, o Mel de Aroeira é comprovadamente eficaz no tratamento da gastrite, além de outras utilidades medicinais ainda em estudo. “O consumo regular do Mel de Aroeira, sem exageros, tem aliviado meus problemas gastricos”, constatou Jadilson Queiroga, assessor parlamentar.

Todas essas qualidades do Mel de Aroeira tem conquistado o gosto do consumidor brasileiro, e com o auxílio do programa “Agro Br”, braço da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), tem, também, marcado presença no mercado internacional.

Luciano Fernandes, presidente da Cooperativa de Apicultura e Agricultura Familiar do Norte de Minas Gerais (Coopemapi) esclarece que a produção do Mel de Aroeira está presente em 25 municípios da região, sendo composto do floral de várias árvores, como a própria aroeira, o pequizeiro, entre outras, e que um enxame produz em 15 dias, 15 kgs de mel por colmeia.

Para atingir com mais eficiência o mercado internacional, foi criado um entreposto na região produtora do mel, quando ele é avaliado, certificado e pronto para ser disponibilizado nos mercados nacional e internacional.

(*) Jornalista

Veja Mais

Artigos Relacionados:

Centro de Grão Mogol, com a igreja e a praça da cidade.

Grão Mogol: a cidade das pedras e das águas encanta com sua história e belezas naturais

Localizada na parte mais alta da Serra Geral, no Norte de Minas Gerais, Grão Mogol é um destino que transborda belezas naturais, biodiversidade e uma rica herança ligada aos diamantes e ao período colonial dos séculos XVI e XIX. A história pulsante dessa cidade pode ser encontrada nas ruas e vielas, cuja pavimentação foi erguida com a mão de obra dos escravizados. Nas trilhas e

Na manhã desta quinta-feira, estive novamente no distrito de Engenheiro Dolabela, município de Bocaiúva, para acompanhar uma manifestação popular contra a decisão que determina o esvaziamento e o descomissionamento da Barragem da Caatinga. Mais uma vez, deixei o local com um profundo sentimento de preocupação diante dos rumos que vêm sendo adotados pelo poder público em relação ao meio rural e aos recursos hídricos do Norte de Minas.

BARRAGEM DA CAATINGA: A RESISTÊNCIA DO POVO SERTANEJO CONTRA O ESVAZIAMENTO DE UM PATRIMÔNIO HÍDRICO

Por Aurélio Vidal – Jornalista e Pesquisador Na manhã desta quinta-feira, estive novamente no distrito de Engenheiro Dolabela, município de Bocaiúva, para acompanhar uma manifestação popular contra a decisão que determina o esvaziamento e o descomissionamento da Barragem da Caatinga. Mais uma vez, deixei o local com um profundo sentimento de preocupação diante dos rumos que vêm sendo adotados pelo poder público em relação ao

Ao longo dos últimos quatro anos, venho percorrendo as comunidades rurais do Alto Rio Pardo, ouvindo agricultores, acompanhando conflitos fundiários e ambientais e registrando histórias que raramente encontram espaço nos grandes centros de decisão do país. Nessa caminhada, uma preocupação tem se tornado cada vez mais evidente: o crescente sentimento de insegurança jurídica vivido pelos pequenos produtores rurais da região.

A CANETA QUE OPRIME O CAMPO: A INSEGURANÇA JURÍDICA QUE ASSOMBRA OS PRODUTORES DO ALTO RIO PARDO

Por Aurélio Vidal Ao longo dos últimos quatro anos, venho percorrendo as comunidades rurais do Alto Rio Pardo, ouvindo agricultores, acompanhando conflitos fundiários e ambientais e registrando histórias que raramente encontram espaço nos grandes centros de decisão do país. Nessa caminhada, uma preocupação tem se tornado cada vez mais evidente: o crescente sentimento de insegurança jurídica vivido pelos pequenos produtores rurais da região. O que

Ao longo de décadas percorrendo os sertões do Norte de Minas, ouvindo agricultores, registrando histórias e acompanhando de perto os dramas e desafios da nossa gente, aprendi uma lição simples: para quem vive nesta região, água não é apenas um recurso natural. Água é sobrevivência. É dignidade. É desenvolvimento. É futuro. Por isso, recebi com profunda preocupação a notícia da decisão da Justiça Federal que determinou o esvaziamento e o descomissionamento da Barragem da Caatinga, localizada em Engenheiro Dolabela, distrito de Bocaiúva.

BARRAGEM DA CAATINGA: VÃO ESVAZIAR TAMBÉM A ESPERANÇA DO POVO SERTANEJO?

Por Aurélio Vidal Ao longo de décadas percorrendo os sertões do Norte de Minas, ouvindo agricultores, registrando histórias e acompanhando de perto os dramas e desafios da nossa gente, aprendi uma lição simples: para quem vive nesta região, água não é apenas um recurso natural. Água é sobrevivência. É dignidade. É desenvolvimento. É futuro. Por isso, recebi com profunda preocupação a notícia da decisão da

Após anos percorrendo estradas, trilhas, comunidades rurais e centros urbanos do Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e Noroeste de Minas, pesquisando riquezas naturais, registrando manifestações culturais e identificando oportunidades de desenvolvimento, tenho a satisfação de anunciar o início das atividades da ADETUR – Agência de Desenvolvimento do Turismo Regional.

TURISMO E O DESENVOLVIMENTO DO SERTÃO MINEIRO

Por Aurélio Vidal Após anos percorrendo estradas, trilhas, comunidades rurais e centros urbanos do Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e Noroeste de Minas, pesquisando riquezas naturais, registrando manifestações culturais e identificando oportunidades de desenvolvimento, tenho a satisfação de anunciar o início das atividades da ADETUR – Agência de Desenvolvimento do Turismo Regional. A ADETUR nasce da certeza de que o turismo pode se tornar

Centro de Grão Mogol, com a igreja e a praça da cidade.

Grão Mogol: a cidade das pedras e das águas encanta com sua história e belezas naturais

Localizada na parte mais alta da Serra Geral, no Norte de Minas Gerais, Grão Mogol é um destino que transborda belezas naturais, biodiversidade e uma rica herança ligada aos diamantes e ao período colonial dos séculos XVI e XIX. A história pulsante dessa cidade pode ser encontrada nas ruas e vielas, cuja pavimentação foi erguida com a mão de obra dos escravizados. Nas trilhas e

Na manhã desta quinta-feira, estive novamente no distrito de Engenheiro Dolabela, município de Bocaiúva, para acompanhar uma manifestação popular contra a decisão que determina o esvaziamento e o descomissionamento da Barragem da Caatinga. Mais uma vez, deixei o local com um profundo sentimento de preocupação diante dos rumos que vêm sendo adotados pelo poder público em relação ao meio rural e aos recursos hídricos do Norte de Minas.

BARRAGEM DA CAATINGA: A RESISTÊNCIA DO POVO SERTANEJO CONTRA O ESVAZIAMENTO DE UM PATRIMÔNIO HÍDRICO

Por Aurélio Vidal – Jornalista e Pesquisador Na manhã desta quinta-feira, estive novamente no distrito de Engenheiro Dolabela, município de Bocaiúva, para acompanhar uma manifestação popular contra a decisão que determina o esvaziamento e o descomissionamento da Barragem da Caatinga. Mais uma vez, deixei o local com um profundo sentimento de preocupação diante dos rumos que vêm sendo adotados pelo poder público em relação ao

Ao longo dos últimos quatro anos, venho percorrendo as comunidades rurais do Alto Rio Pardo, ouvindo agricultores, acompanhando conflitos fundiários e ambientais e registrando histórias que raramente encontram espaço nos grandes centros de decisão do país. Nessa caminhada, uma preocupação tem se tornado cada vez mais evidente: o crescente sentimento de insegurança jurídica vivido pelos pequenos produtores rurais da região.

A CANETA QUE OPRIME O CAMPO: A INSEGURANÇA JURÍDICA QUE ASSOMBRA OS PRODUTORES DO ALTO RIO PARDO

Por Aurélio Vidal Ao longo dos últimos quatro anos, venho percorrendo as comunidades rurais do Alto Rio Pardo, ouvindo agricultores, acompanhando conflitos fundiários e ambientais e registrando histórias que raramente encontram espaço nos grandes centros de decisão do país. Nessa caminhada, uma preocupação tem se tornado cada vez mais evidente: o crescente sentimento de insegurança jurídica vivido pelos pequenos produtores rurais da região. O que

Ao longo de décadas percorrendo os sertões do Norte de Minas, ouvindo agricultores, registrando histórias e acompanhando de perto os dramas e desafios da nossa gente, aprendi uma lição simples: para quem vive nesta região, água não é apenas um recurso natural. Água é sobrevivência. É dignidade. É desenvolvimento. É futuro. Por isso, recebi com profunda preocupação a notícia da decisão da Justiça Federal que determinou o esvaziamento e o descomissionamento da Barragem da Caatinga, localizada em Engenheiro Dolabela, distrito de Bocaiúva.

BARRAGEM DA CAATINGA: VÃO ESVAZIAR TAMBÉM A ESPERANÇA DO POVO SERTANEJO?

Por Aurélio Vidal Ao longo de décadas percorrendo os sertões do Norte de Minas, ouvindo agricultores, registrando histórias e acompanhando de perto os dramas e desafios da nossa gente, aprendi uma lição simples: para quem vive nesta região, água não é apenas um recurso natural. Água é sobrevivência. É dignidade. É desenvolvimento. É futuro. Por isso, recebi com profunda preocupação a notícia da decisão da

Após anos percorrendo estradas, trilhas, comunidades rurais e centros urbanos do Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e Noroeste de Minas, pesquisando riquezas naturais, registrando manifestações culturais e identificando oportunidades de desenvolvimento, tenho a satisfação de anunciar o início das atividades da ADETUR – Agência de Desenvolvimento do Turismo Regional.

TURISMO E O DESENVOLVIMENTO DO SERTÃO MINEIRO

Por Aurélio Vidal Após anos percorrendo estradas, trilhas, comunidades rurais e centros urbanos do Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e Noroeste de Minas, pesquisando riquezas naturais, registrando manifestações culturais e identificando oportunidades de desenvolvimento, tenho a satisfação de anunciar o início das atividades da ADETUR – Agência de Desenvolvimento do Turismo Regional. A ADETUR nasce da certeza de que o turismo pode se tornar

Quer ver mais conteúdos?

Assine Nossa Newsletter

E fique por dentro do contexto de Minas e de tudo que acontece no Brasil e no mundo.

Pod Sertão Pautando o melhor do Sertão Mineiro

Olá, visitante