É com o coração em festa que testemunho a chegada de obras estruturantes, como os sonhados asfaltos — que se assentarão como tapetes sobre as estradas de chão batido, por décadas esquecidas pelos governantes. Um novo tempo começa a nascer no Alto Rio Pardo! Um momento tão aguardado e simbólico. Uma conquista que encurta distâncias, rompe barreiras históricas e reacende a chama do desenvolvimento em nossa tão querida e esquecida região do Alto Rio Pardo. Uma cobrança antiga, nossa, minha, do povo valente, ousado e resiliente deste sertão que nunca deixou de acreditar!
Confesso: meu coração se enche de orgulho e emoção ao testemunhar a chegada de obras estruturantes que, por tanto tempo, pareciam um sonho distante. Hoje, são realidade! Mérito de um esforço coletivo — mas também resultado da seriedade e compromisso do governo de Minas, liderado pelo nosso governador Romeu Zema e seu vice Mateus Simões , que têm mostrado integridade, escuta e ação.
Vislumbro um tempo novo para o nosso chão. Um tempo de dignidade, de progresso e de respeito às nossas raízes e vocações.
Depois de tantos ofícios, reportagens, reuniões e cobranças — sempre pautadas em dados, em histórias reais e nos clamores do nosso povo — vejo com esperança a união de forças ganhando corpo e voz. Lideranças regionais, prefeitos (alguns deles finalmente despertos para a causa comum), representantes de instituições, comerciantes e produtores, gente da terra… todos dizendo em coro: “O sertão quer viver, crescer e prosperar!”
Quero registrar aqui o meu reconhecimento a cada nome que não cruzou os braços: Adailton Colchões , Nivaldão, Sto Neto, Sérgio do Cartório e Chicão (de Rio Pardo); Danilo Mendes, Cristiano Cruz e Carlito Arruda e Lucas Sucupira (de Taiobeiras); Ruy Turza, Maurílio, Vanão e Euzito (de Vargem Grande do Rio Pardo); o Gaúcho Jorge, Tarcísio Félix e seu filho Bruno (de Curral de Dentro); Reginaldo e Eilton Santiago (de Salinas), Bruno Gomides (Brasília). Vocês representam a fibra e a esperança de um povo que nunca desistiu.
E, acima de tudo, parabéns ao nosso povo! À gente simples e guerreira do Alto Rio Pardo, que mesmo diante da seca, do descaso e das limitações, nunca deixou de sonhar.
Foram muitas pautas, reportagens e vídeos que produzi, movido pela indignação e pelo compromisso com o nosso povo. Denunciei o abandono e cobrei soluções, exigindo a pavimentação das estradas que ligam os vales do Gorutuba, do Alto Rio Pardo e do Jequitinhonha. Hoje, começo a ver a esperança ganhar forma no asfalto que chega!
Com essa nova fase que se abre — com o avanço contra certas ONGs oportunistas, com o fim dos entraves abusivos impostos por avisos e proibições do ICMBio — vislumbro um tempo novo para o nosso chão. Um tempo de dignidade, de progresso e de respeito às nossas raízes e vocações.
Um telefone solitário, sem uso e esquecido as margens da LMG 626 é testemunha ocular da história de muita poeira e lama. Tempos que ficarão para trás com a intervenção do governador Romeu Zema
Muitas vitórias ainda virão. Porque o sertão, meu amigo… o sertão não se cala. O sertão resiste, insiste e agora, finalmente, começa a vencer!
— Aurélio Vidal
Jornalista, sertanejo e sonhador incansável do Alto Rio Pardo