A 20ª edição do Festival Mundial da Cachaça de Salinas, que é promovida pela APACS – Associação dos Produtores Artesanais de Cachaça de Salinas, com apoio da prefeitura e Clube de Diretores Lojistas (CDL), recebeu um público expressivo que circulou pelos bem montados corredores, emoldurados pelos imponentes e atrativos estandes de empresas diversas, contando, naturalmente, com a exposição das principais marcas de cachaça da cidade e região.
Passaram pelo Festival da Cachaça 2023 cerca de 35 mil visitantes, gerando um volume de negócios expressivo. Além dos negócios, o Festival reforca a divulgação das marcas e o reconhecimento já conquistado de Salinas como território da cachaça.
O evento teve início na movimentada noite de sexta-feira, com a cerimônia de abertura oficial acontecendo por volta das 20hs e encerramento dos estandes às 23hs, liberando o público para a Festa. Uma área de barracas de bebidas e comidas típicas, assim como uma tenda com área gourmet, instalada. O público foi animado com o show do artista regional Vamberto e Banda e, na sequência, a principal atração da noite: João Neto e Frederico.
No sábado a atração ficou por conta do romântico Silvano Salles e a explosão contagiante do baiano Tomate, enquanto o domingo de encerramento, que normalmente é um pouco mais tranquilo, também reservou momentos musicais com Hugo Leal e Banda e a cantora Mariana Fagundes.
Durante os 3 dias desse mega evento foi promovida a degustação, exposição e comercialização de bebidas nos estandes. Na área interna junto aos estandes, uma praça de alimentação e um mini palco também foi montado, além de um roteiro turístico que também foi oferecido ao público nesta 20ª edição, além de uma programação com palestras e workshops relacionados ao processo de produção da cachaça, relatando desafios enfrentados e as conquistas de selos e premiações.
Um evento que, definitivamente, já é parte das festas mineiras.