Por Aurélio Vidal
Acompanhei de perto, nesta quinta-feira (2/10), a extensa agenda do governador Romeu Zema em Montes Claros. Desde cedo, percebi que não se tratava apenas de mais uma visita administrativa, mas sim de uma movimentação política calculada, com claros sinais de que o governador já está em plena articulação para 2026.
No almoço realizado em uma tradicional churrascaria da cidade, Zema confirmou que deixará o comando do Executivo estadual em abril para disputar a Presidência da República.
Foi nesse mesmo encontro que presenciei a posse do empresário salinense Reginaldo Tiago Ferreira como novo líder do partido Novo no Norte de Minas. Reginaldo, que já desempenha papel de destaque na InvestMinas, tem conseguido resultados expressivos na atração de investimentos e será peça-chave na articulação regional do partido.
Enquanto os discursos aconteciam, ficou evidente a confiança do governador em apresentar Minas como modelo de gestão. Ele fez questão de citar os números que marcam seu governo: mais de R$ 500 bilhões em investimentos, 1 milhão de empregos formais gerados e a regularização das contas públicas. “Minas deixará de ser um cemitério de obras inacabadas para se transformar em um grande canteiro de obras”, afirmou.
Após o almoço, fiz um clamor ao governador Romeu Zema sobre a grave investida da esquerda contra as terras do Vale do Jequitinhonha. Assim como já ocorre na Amazônia, no Espírito Santo e também no Alto Rio Pardo e no Médio São Francisco, aqui no Norte de Minas a população chapadeira de Araçuaí tem sido injustamente oprimida e covardemente acusada por uma deputada do PT que insiste em espalhar inverdades. O Vale, que hoje desponta com o avanço econômico impulsionado pela extração do lítio, enfrenta manobras políticas que buscam ampliar reservas ambientais apenas para travar o desenvolvimento e sufocar as oportunidades do povo jequitinhonhense.
O secretário estadual de Agricultura, Talles Fernandes, destacou os investimentos e o compromisso do governador com o fortalecimento do agronegócio e o desenvolvimento do meio rural em todo o estado.”
À tarde, segui com a comitiva para outro compromisso em um hotel as margens da BR 251, depois para a sede do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimams). Zema chegando por volta das 16 horas. O governador foi recebido com um café, antes do início do encontro com prefeitos da região.
No dispositivo de honra, ao lado do governador Romeu Zema, estiveram presentes o prefeito de Curral de Dentro e presidente do Cimams, Adaildo Rocha; o deputado estadual Arlen Santiago; Rodrigo Tavares, ex-diretor do DER e diretor da InvestMinas; e o prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães. Em sua fala, Guimarães destacou a gestão de Zema e agradeceu pelos investimentos destinados não apenas à capital do Norte de Minas, mas a toda a região.
De tudo o que acompanhei neste dia intenso, ficou claro que Romeu Zema não apenas pavimenta sua pré-candidatura, mas também busca reforçar alianças e dar sinais de que o Norte de Minas terá papel estratégico nessa caminhada.
Com o Leandro Ivan Guedes (Drogaria Minas Brasil), principal referência no setor farmacêutico da região norte mineira.