Por Aurélio Vidal
Ontem estive em Montes Claros cobrindo mais uma edição de um dos maiores acontecimentos do nosso sertão mineiro: o 3º Congresso de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade para a Gestão Pública (CINTECS). O evento, que teve início na tarde de ontem, mostrou mais uma vez porque vem se consolidando como referência no país.
Com uma estrutura jamais vista em terras do Norte de Minas, o CINTECS superou expectativas ao reunir nomes de renome nacional em uma programação intensa de palestras, painéis, oficinas e estandes interativos. O público, expressivo e diverso, pôde acompanhar de perto inovações em diferentes setores, em um ambiente dinâmico, atrativo e de grande riqueza cultural e tecnológica.
Por lá passaram figuras como o comediante Rafael Cortez, o ex-ambulante e hoje palestrante de impacto Rick Chesther, além de lideranças políticas e institucionais como o deputado Arlen Santiago, o prefeito Guilherme Guimarães, o presidente do Cimams Adaildo Rocha (Tampinha), o presidente da Amams Ronaldo Soares Mota Dias e o anfitrião, prefeito de Joaquim Felício, Miguel Oliveira.
Um destaque especial foi o espaço voltado à Educação Ambiental, que encantou ao apresentar as riquezas naturais do Norte de Minas por meio de atividades criativas, sensoriais e tecnológicas, aproximando ciência, sustentabilidade e a força do território sertanejo.
Hoje, no segundo dia, a programação seguiu com palestras de peso. O escritor e historiador Leandro Karnal trouxe sua leitura aguçada sobre sociedade e cultura, enquanto a cantora Maria Gadú ficou responsável pelo encerramento, dando um tom poético e inspirador ao congresso.
A grandiosidade do evento e a força do público presente deixam uma certeza: o espaço do Lilia Buffet já se tornou pequeno para a próxima edição. O 3º CINTECS marca, de forma definitiva, o lugar do Norte de Minas no mapa nacional da inovação e da sustentabilidade.