25 DE AGOSTO – DIA DO FEIRANTE

Neste 25 de agosto, quero homenagear cada feirante que mantém viva essa tradição, que nos ensina a valorizar o natural, a sazonalidade e o simples prazer de escolher os alimentos com carinho.

Por Aurélio Vidal

Hoje é o Dia do Feirante, e não consigo deixar de lembrar de tantos rostos que cruzaram meu caminho ao longo das minhas andanças pelo sertão norte-mineiro. São homens e mulheres que, todos os dias, levam à mesa de nossas casas os frutos do trabalho da terra, alimentos frescos, cheios de vida, cheiros e cores que encantam o olhar antes de chegar ao paladar.

O Dia do Feirante, comemorado em 25 de agosto, nasceu para celebrar justamente esse encontro entre quem produz e quem aprecia.

Lembro-me das primeiras feiras que visitei, ainda menino, quando o movimento era modesto, mas a energia era imensa. As barracas cheias de frutas, verduras, legumes e temperos contavam histórias de famílias inteiras dedicadas à terra. Ali, cada sorriso, cada negociação, cada gesto tinha um valor que ia além do dinheiro: era cultura, tradição e cuidado com quem consome.

A primeira feira livre aconteceu em São Paulo, em 1914, quando 26 feirantes levaram seus produtos diretamente às pessoas, garantindo qualidade e preços mais justos. E desde então, a feira se tornou espaço de convivência, aprendizado e alegria. “Acompanho as feiras livres há mais de 35 anos. O bebê deitado sobre a banca é o Alessandro, filho do nosso amigo Arnaldo, feirante e morador da comunidade do Pradinho, em Montes Claros. Ele, é o mesmo jovem que hoje aparece ao meu lado na outra foto. Literalmente teve a feira como berço e, dessa escola de vida, fez-se um feirante respeitado, que honra a tradição da família e garante o sustento com garra e dignidade.”

O Dia do Feirante, comemorado em 25 de agosto, nasceu para celebrar justamente esse encontro entre quem produz e quem aprecia. A primeira feira livre aconteceu em São Paulo, em 1914, quando 26 feirantes levaram seus produtos diretamente às pessoas, garantindo qualidade e preços mais justos. E desde então, a feira se tornou espaço de convivência, aprendizado e alegria.

Que possamos sempre reconhecer o quanto eles são essenciais — não apenas para a nossa alimentação, mas para a identidade e a vida do nosso sertão.

Hoje, ao percorrer as feiras do Norte de Minas, sinto que tudo permanece: o cheiro da mandioca recém-ralada, o toque das verduras ainda orvalhadas, a conversa amistosa e o cuidado de quem trabalha a terra com dedicação. Frequentar a feira é uma experiência que alimenta o corpo, mas também a alma.

. São homens e mulheres que, todos os dias, levam à mesa de nossas casas os frutos do trabalho da terra, alimentos frescos, cheios de vida, cheiros e cores que encantam o olhar antes de chegar ao paladar.

Neste 25 de agosto, quero homenagear cada feirante que mantém viva essa tradição, que nos ensina a valorizar o natural, a sazonalidade e o simples prazer de escolher os alimentos com carinho. Que possamos sempre reconhecer o quanto eles são essenciais — não apenas para a nossa alimentação, mas para a identidade e a vida do nosso sertão.

Hoje é o Dia do Feirante, e não consigo deixar de lembrar de tantos rostos que cruzaram meu caminho ao longo das minhas andanças pelo sertão norte-mineiro.

Veja Mais

Artigos Relacionados:

Centro de Grão Mogol, com a igreja e a praça da cidade.

Grão Mogol: a cidade das pedras e das águas encanta com sua história e belezas naturais

Localizada na parte mais alta da Serra Geral, no Norte de Minas Gerais, Grão Mogol é um destino que transborda belezas naturais, biodiversidade e uma rica herança ligada aos diamantes e ao período colonial dos séculos XVI e XIX. A história pulsante dessa cidade pode ser encontrada nas ruas e vielas, cuja pavimentação foi erguida com a mão de obra dos escravizados. Nas trilhas e

Ao longo dos últimos quatro anos, venho percorrendo as comunidades rurais do Alto Rio Pardo, ouvindo agricultores, acompanhando conflitos fundiários e ambientais e registrando histórias que raramente encontram espaço nos grandes centros de decisão do país. Nessa caminhada, uma preocupação tem se tornado cada vez mais evidente: o crescente sentimento de insegurança jurídica vivido pelos pequenos produtores rurais da região.

A CANETA QUE OPRIME O CAMPO: A INSEGURANÇA JURÍDICA QUE ASSOMBRA OS PRODUTORES DO ALTO RIO PARDO

Por Aurélio Vidal Ao longo dos últimos quatro anos, venho percorrendo as comunidades rurais do Alto Rio Pardo, ouvindo agricultores, acompanhando conflitos fundiários e ambientais e registrando histórias que raramente encontram espaço nos grandes centros de decisão do país. Nessa caminhada, uma preocupação tem se tornado cada vez mais evidente: o crescente sentimento de insegurança jurídica vivido pelos pequenos produtores rurais da região. O que

Ao longo de décadas percorrendo os sertões do Norte de Minas, ouvindo agricultores, registrando histórias e acompanhando de perto os dramas e desafios da nossa gente, aprendi uma lição simples: para quem vive nesta região, água não é apenas um recurso natural. Água é sobrevivência. É dignidade. É desenvolvimento. É futuro. Por isso, recebi com profunda preocupação a notícia da decisão da Justiça Federal que determinou o esvaziamento e o descomissionamento da Barragem da Caatinga, localizada em Engenheiro Dolabela, distrito de Bocaiúva.

BARRAGEM DA CAATINGA: VÃO ESVAZIAR TAMBÉM A ESPERANÇA DO POVO SERTANEJO?

Por Aurélio Vidal Ao longo de décadas percorrendo os sertões do Norte de Minas, ouvindo agricultores, registrando histórias e acompanhando de perto os dramas e desafios da nossa gente, aprendi uma lição simples: para quem vive nesta região, água não é apenas um recurso natural. Água é sobrevivência. É dignidade. É desenvolvimento. É futuro. Por isso, recebi com profunda preocupação a notícia da decisão da

Após anos percorrendo estradas, trilhas, comunidades rurais e centros urbanos do Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e Noroeste de Minas, pesquisando riquezas naturais, registrando manifestações culturais e identificando oportunidades de desenvolvimento, tenho a satisfação de anunciar o início das atividades da ADETUR – Agência de Desenvolvimento do Turismo Regional.

TURISMO E O DESENVOLVIMENTO DO SERTÃO MINEIRO

Por Aurélio Vidal Após anos percorrendo estradas, trilhas, comunidades rurais e centros urbanos do Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e Noroeste de Minas, pesquisando riquezas naturais, registrando manifestações culturais e identificando oportunidades de desenvolvimento, tenho a satisfação de anunciar o início das atividades da ADETUR – Agência de Desenvolvimento do Turismo Regional. A ADETUR nasce da certeza de que o turismo pode se tornar

Ao longo dos últimos anos, tenho percorrido estradas, comunidades rurais, distritos, serras, parques naturais, sítios arqueológicos, fazendas históricas, alambiques, cachoeiras e manifestações culturais espalhadas pelos mais diversos territórios do Norte de Minas. Mais do que produzir reportagens, tenho buscado compreender o potencial transformador que o turismo pode representar para uma região que reúne alguns dos mais ricos patrimônios naturais, culturais e históricos do Brasil.

UM OLHAR SOBRE OS DESAFIOS E O FUTURO DO TURISMO NO NORTE DE MINAS

  Por Aurélio Vidal Ao longo dos últimos anos, tenho percorrido estradas, comunidades rurais, distritos, serras, parques naturais, sítios arqueológicos, fazendas históricas, alambiques, cachoeiras e manifestações culturais espalhadas pelos mais diversos territórios do Norte de Minas. Mais do que produzir reportagens, tenho buscado compreender o potencial transformador que o turismo pode representar para uma região que reúne alguns dos mais ricos patrimônios naturais, culturais e

Centro de Grão Mogol, com a igreja e a praça da cidade.

Grão Mogol: a cidade das pedras e das águas encanta com sua história e belezas naturais

Localizada na parte mais alta da Serra Geral, no Norte de Minas Gerais, Grão Mogol é um destino que transborda belezas naturais, biodiversidade e uma rica herança ligada aos diamantes e ao período colonial dos séculos XVI e XIX. A história pulsante dessa cidade pode ser encontrada nas ruas e vielas, cuja pavimentação foi erguida com a mão de obra dos escravizados. Nas trilhas e

Ao longo dos últimos quatro anos, venho percorrendo as comunidades rurais do Alto Rio Pardo, ouvindo agricultores, acompanhando conflitos fundiários e ambientais e registrando histórias que raramente encontram espaço nos grandes centros de decisão do país. Nessa caminhada, uma preocupação tem se tornado cada vez mais evidente: o crescente sentimento de insegurança jurídica vivido pelos pequenos produtores rurais da região.

A CANETA QUE OPRIME O CAMPO: A INSEGURANÇA JURÍDICA QUE ASSOMBRA OS PRODUTORES DO ALTO RIO PARDO

Por Aurélio Vidal Ao longo dos últimos quatro anos, venho percorrendo as comunidades rurais do Alto Rio Pardo, ouvindo agricultores, acompanhando conflitos fundiários e ambientais e registrando histórias que raramente encontram espaço nos grandes centros de decisão do país. Nessa caminhada, uma preocupação tem se tornado cada vez mais evidente: o crescente sentimento de insegurança jurídica vivido pelos pequenos produtores rurais da região. O que

Ao longo de décadas percorrendo os sertões do Norte de Minas, ouvindo agricultores, registrando histórias e acompanhando de perto os dramas e desafios da nossa gente, aprendi uma lição simples: para quem vive nesta região, água não é apenas um recurso natural. Água é sobrevivência. É dignidade. É desenvolvimento. É futuro. Por isso, recebi com profunda preocupação a notícia da decisão da Justiça Federal que determinou o esvaziamento e o descomissionamento da Barragem da Caatinga, localizada em Engenheiro Dolabela, distrito de Bocaiúva.

BARRAGEM DA CAATINGA: VÃO ESVAZIAR TAMBÉM A ESPERANÇA DO POVO SERTANEJO?

Por Aurélio Vidal Ao longo de décadas percorrendo os sertões do Norte de Minas, ouvindo agricultores, registrando histórias e acompanhando de perto os dramas e desafios da nossa gente, aprendi uma lição simples: para quem vive nesta região, água não é apenas um recurso natural. Água é sobrevivência. É dignidade. É desenvolvimento. É futuro. Por isso, recebi com profunda preocupação a notícia da decisão da

Após anos percorrendo estradas, trilhas, comunidades rurais e centros urbanos do Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e Noroeste de Minas, pesquisando riquezas naturais, registrando manifestações culturais e identificando oportunidades de desenvolvimento, tenho a satisfação de anunciar o início das atividades da ADETUR – Agência de Desenvolvimento do Turismo Regional.

TURISMO E O DESENVOLVIMENTO DO SERTÃO MINEIRO

Por Aurélio Vidal Após anos percorrendo estradas, trilhas, comunidades rurais e centros urbanos do Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e Noroeste de Minas, pesquisando riquezas naturais, registrando manifestações culturais e identificando oportunidades de desenvolvimento, tenho a satisfação de anunciar o início das atividades da ADETUR – Agência de Desenvolvimento do Turismo Regional. A ADETUR nasce da certeza de que o turismo pode se tornar

Ao longo dos últimos anos, tenho percorrido estradas, comunidades rurais, distritos, serras, parques naturais, sítios arqueológicos, fazendas históricas, alambiques, cachoeiras e manifestações culturais espalhadas pelos mais diversos territórios do Norte de Minas. Mais do que produzir reportagens, tenho buscado compreender o potencial transformador que o turismo pode representar para uma região que reúne alguns dos mais ricos patrimônios naturais, culturais e históricos do Brasil.

UM OLHAR SOBRE OS DESAFIOS E O FUTURO DO TURISMO NO NORTE DE MINAS

  Por Aurélio Vidal Ao longo dos últimos anos, tenho percorrido estradas, comunidades rurais, distritos, serras, parques naturais, sítios arqueológicos, fazendas históricas, alambiques, cachoeiras e manifestações culturais espalhadas pelos mais diversos territórios do Norte de Minas. Mais do que produzir reportagens, tenho buscado compreender o potencial transformador que o turismo pode representar para uma região que reúne alguns dos mais ricos patrimônios naturais, culturais e

Quer ver mais conteúdos?

Assine Nossa Newsletter

E fique por dentro do contexto de Minas e de tudo que acontece no Brasil e no mundo.

Pod Sertão Pautando o melhor do Sertão Mineiro

Olá, visitante